segunda-feira, 15 de abril de 2013

9º Ensaio


Ensaio 24/09/2012
Anfiteatro 09- ICC- UnB
14h ás 18h.

         Samuel conduz o aquecimento. Trabalha com exercícios de consciência corporal e espacial.
         Ele indica que o grupo deva caminhar, parar, ter firmeza nos movimentos, equilíbrio. Exercitou a percepção e união do grupo, indicado que eles deveriam correr, parar e pular ao mesmo tempo. Hugo Rodas observa as atividades e pontua que os integrantes deveriam buscar congelar mantendo o movimento da corrida. Não ficarem numa posição estática, mas sim mantendo o fluxo da corrida. Para finalizar o aquecimento também são trabalhadas torções e oposições, principalmente de tronco e quadril.
         O ensaio segue para o trabalho com a música de funk da cena 5. Rodas menciona possibilidades para a construção da cena. Ele considera que alguns coristas podem descer para a plateia. Pergunta se alguém toca tambor, que o bando de auxiliares de David poderiam tocar tambor. Para a marcação de cena teria antes da música, uma guerra com tambores, sons de tiros e ambulâncias. Na cena seriam coreografas lutas e mulheres gritando, como em um carnificina total. Teria uma fumaça iluminada de vermelho e amarelo. Todo o bando tocaria os tambores do triunfo e cantariam. Ele pensou também na possibilidade tambores no ritmo do candomblé e uma bandeira com o nome DAVID escrito nela.

Seguindo a rotina dos ensaios começam a passar desde a primeira cena do espetáculo. Hugo Rodas ainda observa detalhes para aperfeiçoar nas anteriores. No momento de retirarem as auréolas dos braços do Sacerdote reforça que os integrantes do coro devem sair em balão, em círculos abertos e que sempre devem caminhar atentos as diagonais.
Na cena 4 e testada a possibilidade da parte final da música ser cantada pelas travestis.
Rodas destaca que se preocuparem só com a melodia fica sem força, fica infantil. Devem trabalhar a presença do corpo. Os joelhos nunca devem ficar esticados, sempre devem estar levemente flexionados.
Ainda na cena 4, Rodas propõe uma nova marcação para o segundo recruta. Todos se empurram e tentar sair mas o Diego é que consegue. Ressalta ainda para trabalharem as intenções de ladrões, devem ser mais sórdidos. Pensar como referências em pessoas baixas que vivem escondidas.
Para o terceiro recruta é trabalhada a marcação que ele deve ser jogado pelos outros integrantes.

Para a cena 4, Hugo Rodas também considera a possibilidade de usarem três leques gigantes e ridículos para as travestis abanarem David.
Para David, teria um megafone.
As mulheres nessa cena também deveriam explorar a sonoridade.
Rodas observa que a unidade do grupo cria uma massa interessante.
Novamente na passagem de cena Rodas propõe uma nova marcação para linha dos homens que quando um falar os outros devem congelar.

Como indicações gerais para o grupo Rodas ressalta para que investiguem para o coro pessoas más, felizes, sem culpa, que gostam de roubar e matar.
 Segue a primeira versão da cena 4, elaborada por Marcus Mota:
CENA 4- RECRUTAMENTO DOS HOMENS DE DAVID, QUANDO SE FORMA UMA QUADRILHA QUE FICARÁ FAMOSA.
Tenda de recrutamento. Duas cadeiras ,uma longa fila de candidatos. David e o anotador, seu braço direito.  Toda a cena é cantada.

AUXILIAR PRINCIPAL DE DAVID
Próximo!
DAVID
Quem é você e por que quer entrar no meu bando?
CANDIDATO 1
Meu nome é desgraça e faço o que for preciso. Sou rápido com as mãos e com os pés. Tenho o bolso e no coração vazios. A vida dos outros não vale nada. Odeio  tudo que respira. Por isso estou aqui.
DAVID
Excelente! Vai pra linha de frente. Bem longe de mim.  Próximo.
AUXILIAR PRINCIPAL DE DAVID
Anda logo, não ouviu?
CANDIDATO 2
Minhar mulher morreu. Meus filhos morreram. Eu mesmo morri faz tempo. Mas quando fiquei sabendo o  que o senhor fez, vi que nem tudo estava perdido. Meus olhos se abriram e...
DAVID
Fraco! Vai  carregar as mochilas lá trás . Bem longe de mim.
AUXILIAR PRINCIPAL DE DAVID
Próximo! Vamos, não temos o dia inteiro.
CANDIDATO 3
Eu roubei...(David e Auxiliar Principal gargalham) roubei muito( novas gargalhadas, agora incluindo todo mundo) Estão atrás de mim e eu não tenho mais pra onde ir.
DAVID
Novidade! Pegue a senha pro grupo dos desesperados praguejadores cheios de dívidas.
AUXILIAR PRINCIPAL DE DAVID
Vamos encerrar por hoje.
VÁRIOS
Eu tenho renite! eu tenho piolhos! Eu manco quando chove.
DAVID
Chega! Amanhã continuamos. Que venham os com tosse e cuspe, os com cabelos nas costas, e os de bunda murcha se arrastando pelo chão, os de mãos grandes e olhos arregalados, os parasitas e os que uivam para a lua, os que se sofrem de desmaios repentinos e os que não fecham os olhos quando dormem.  Vocês que são um incômodo, uma doença ruim, uma costela fora do lugar, agora têm um nome – vocês são meus, vocês são os homens de David. (celebração. canções danças)



Na continuidade do ensaio o grupo segue decorando a letra da canção da cena 5 com a orientação de Marcus Mota. O grupo segue o trabalho decorando estrofe por estrofe.

Nesse momento ele apresenta as modificações solicitadas para a letra da música. As modificações foram:

Na terceira estrofe que ficou assim:

Pior foi lutar contra velhos cansados
Os velhos trazendo seus bolsos vazios
O cheiro de urina dos velhos aos gritos
Pedindo a morte, pedindo um abraço
Queriam dançar uma dança sem passos
Os olhos tão fundos sem dor e ilusão
Os ossos curvados a vida no chão
Pulavam, xingavam, queriam morder
Os velhos sem dentes se nada a perder
E tudo por causa do rei capitão. (2x)



O início da 4 estrofe mudou para:

“As cabras, crianças, os mortos parentes”

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